O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, participou nesta terça-feira (1º) da sessão solene de abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia foi realizada por videoconferência.
Segundo Martins, a solenidade de retomada dos trabalhos no STF demonstra a disposição cívica do Poder Judiciário em oferecer respostas rápidas e seguras à cidadania brasileira diante dos desafios impostos pela pandemia.
O ministro Humberto Martins participa, por videoconferência, da solenidade de abertura do ano judiciário de 2022 no STF. | Foto: Gustavo Lima / STJ“Em 2022, o Judiciário continuará alerta e vigilante para responder aos anseios e aos questionamentos da cidadã e do cidadão, bem como garantir um ambiente de maior previsibilidade jurídica para a retomada do crescimento e do desenvolvimento do Brasil, com mais igualdade e oportunidades para todos”, destacou o presidente do STJ.
Esforço em prol do amadurecimento democrático e da recuperação econômica
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux. Em seu pronunciamento, ele destacou que a pauta de julgamentos da mais alta corte do país continuará a priorizar o enfrentamento aos impactos sociais e econômicos da crise sanitária mundial. Fux também exortou a sociedade a buscar a convivência democrática durante as eleições gerais deste ano.
“Este Supremo Tribunal Federal, guardião da Constituição, concita os brasileiros para que o ano eleitoral seja marcado pela estabilidade e pela tolerância, porquanto não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas”, declarou.