O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou, na manhã desta terça-feira (5/8), o curso de “Formação de Formadores – Nível 1, Módulo I”. A atividade é promovida pela Escola de Magistrados e Servidores da corte (Emagis) e tem como objetivo capacitar magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região para atuarem em cursos de formação inicial de novos juízes, além de cursos de vitaliciamento e de formação continuada de magistrados, fazendo parte do Programa de Formação de Formadores (FOFO) da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
O curso acontece de forma presencial no auditório da sede do TRF4 e nas salas de cursos do Prédio Anexo do tribunal, em Porto Alegre, durante os dias 5, 6 e 7 de agosto, no turno da manhã e da tarde. A atividade conta com a coordenação científica da conselheira da Emagis, desembargadora Taís Schilling Ferraz, e possui carga horária de 24 horas-aula.
Este curso implementa o Módulo 1 do Nível I do programa de formação de formadores, destinado a introduzir o projeto político-pedagógico para o ensino-aprendizagem na escola judicial, o modelo de formação por competências na educação judicial e aspectos relacionados ao planejamento de aula. Dessa maneira, pretende-se que o aluno, ao final da formação, seja capaz de planejar e ministrar aulas, observando os fundamentos e diretrizes da educação judicial, definidos nos normativos da Enfam e nos projetos pedagógicos das respectivas Escolas institucionais dos tribunais.
A mesa de abertura do curso teve a participação do diretor da Emagis, desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior; da vice-presidente do TRF4, desembargadora Vivian Josete Pantaleão Caminha; da coordenadora científica, desembargadora Taís Schilling Ferraz; além dos formadores que ministram as aulas, o desembargador Roberto Portugal Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), e o pedagogo e psicanalista Erisevelton Silva Lima.
Em sua fala, o diretor da Emagis destacou a importância de iniciativas voltadas à capacitação de formadores. “Este curso é exigente, possui uma semana de trabalhos e estudos intensos, e qualifica vocês para colaborarem na formação dos colegas magistrados; assim, essa capacitação nos dá muitos frutos, pois permite que os formadores continuem, no futuro, trabalhando e produzindo conhecimento nos cursos em que atuarem, levando adiante o saber”, disse Leal Júnior.
A vice-presidente do TRF4, em sua manifestação, ressaltou que “o investimento que o tribunal realiza na área de formação de formadores é fundamental, de grande importância”. Segundo a desembargadora Caminha, os alunos do curso “devem aproveitar muito este momento, pois aqui temos os melhores professores nesta área; assim as aulas são grandes oportunidades para refletir e aprender bastante sobre ensino e pedagogia”.
Já a desembargadora Ferraz pontuou que “é sempre uma grande alegria e satisfação poder coordenar o curso de formação de formadores”. Para a magistrada, esta capacitação é “transformadora, não apenas porque nos ensina técnicas pedagógicas para o dia a dia na sala de aula nas instituições de ensino e escolas judiciais, mas porque nos mostra a pedagogia que vamos levar para a vida, com conhecimentos que podem ser aplicados em diversos aspectos da vida pessoal e profissional”.
O desembargador Bacellar frisou que a “Enfam investe muito para que a formação de formadores seja feita com a melhor qualidade possível, assim nós fomos buscar em todo o mundo o que tinha de melhor nos projetos de formação judicial para trazer para vocês”. O pedagogo Erisevelton Lima apontou que “o curso aborda quais são as preocupações que quem ensina precisa ter ao planejar e ministrar aulas, principalmente ao lidar com pessoas diferentes e com gerações diferentes”.
Ministrantes do curso
Erisevelton Silva Lima: pedagogo, psicanalista, doutor em Educação com ênfase em Avaliação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação na área de Política e Administração Educacional pela Universidade Católica de Brasília (UCB), especialista em Administração Educacional pela UnB. Formador nos cursos de Formação de Formadores da Emagis e da Enfam.
Roberto Portugal Bacellar: desembargador do TJPR. Diretor-Geral da Escola Judicial do Paraná (EJUD/PR). Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Enfam.
Para mais informações sobre o curso, acesse a página do evento pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/znL8y.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
A abertura do curso aconteceu no Auditório do TRF4 (Foto: Diego Beck/TRF4)
A mesa de abertura (da es. p/ dir.): pedagogo Erisevelton Silva Lima, ministrante do curso; desembargadora Vivian Josete Pantaleão Caminha, vice-presidente do TRF4; desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, diretor da Emagis; desembargadora Taís Schilling Ferraz, coordenadora científica; desembargador Roberto Portugal Bacellar, ministrante do curso (Foto: Diego Beck/TRF4)
O curso acontece nos dias 5, 6 e 7 de agosto (Foto: Diego Beck/TRF4)
O pedagogo Erisevelton Silva Lima (esq.) e o desembargador Roberto Portugal Bacellar são os professores do curso (Foto: Diego Beck/TRF4)