O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iniciou, nesta manhã (9/4), o curso “Módulo III – O Processo Criativo”, que integra a Formação em Inovação e Design, voltada para magistrados e servidores que atuam nos Laboratórios de Inovação da Justiça Federal da 4ª Região: o Inspiralab, do TRF4, o Inovatchê, da Justiça Federal do RS, o LabJus, da Justiça Federal de SC, e o LINC, da Justiça Federal do PR. O evento está sendo promovido pela Escola de Magistrados e Servidores (Emagis), em formato presencial, no auditório da sede do tribunal, em Porto Alegre.
As aulas têm o objetivo de capacitar os laboratoristas no entendimento e na aplicação do processo criativo como ferramenta essencial para a inovação institucional, promovendo um ambiente propício à experimentação, resolução de problemas e ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do setor público.
A Formação em Inovação e Design conta com a coordenação científica da desembargadora Luciane Amaral Corrêa Münch, que é a magistrada coordenadora do Inspiralab no TRF4. Anteriormente, os participantes concluíram o Módulo I, sobre Inovação e Design, no período de 28 a 30 de agosto de 2024, e o Módulo II, sobre Design Thinking, no período de 19 a 21 de março deste ano.
As aulas do Módulo III são ministradas pelo educador, pesquisador e palestrante Charles Watson, especializado no Processo Criativo e em Desempenho Otimizado. Formado pela Bath University, na Inglaterra, atualmente ele é o professor do workshop “O Processo Criativo” na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Com uma pesquisa interdisciplinar sobre fatores que influenciam processos de inovação e criação, Watson realiza há vários anos palestras em diversos centros culturais e empresas pelo Brasil.
Na mesa de abertura do evento, estava presente o diretor da Emagis, desembargador Rogerio Favreto, acompanhado da coordenadora científica e do palestrante. Em sua fala, Favreto destacou que a Emagis está atenta aos desafios que se impõem ao Poder Judiciário atualmente e que é necessário, para o desenvolvimento da inovação institucional, “se investir de forma contínua na formação e capacitação de magistrados e servidores”.
O desembargador ainda pontuou a importância da temática abordada no curso uma vez que “cada vez mais é preciso que se atue de forma criativa, inovadora e estratégica; somente assim vamos encontrar soluções para problemas tão complexos que são colocados no nosso cotidiano e vamos contribuir para que a Justiça seja sempre mais ágil, acessível e eficiente”.
A desembargadora Münch avaliou que a formação em inovação “é uma área um pouco diferente do que se costuma estudar em tribunais, já que o assunto sai da área técnica do Direito, no entanto, entendemos que esta é uma capacitação muito importante, que vai trabalhar e aprimorar o processo criativo dos laboratoristas da 4ª Região”.
A magistrada também acrescentou que essa formação é uma oportunidade única para que os integrantes dos Laboratórios de Inovação estimulem a própria criatividade ao trabalharem com um educador como Charles Watson, que é referência internacional no tema.
Já o pesquisador ressaltou que a área do processo criativo “é muito rica e vasta, abrangendo tantos e diversos assuntos, que, mesmo após já ter realizado mais de 150 palestras sobre o tema, sempre é possível, nas minhas trocas com os alunos, abrir caminhos inesperados para novos lugares diferentes”.
Watson ainda explicou que, em sua pesquisa, ele busca “identificar o que é comum nos hábitos de profissionais que são bem-sucedidos, que vão longe em suas determinadas carreiras, e como isso está ligado com o processo criativo, a resolução de problemas e a inovação; assim, percebi que, no processo criativo, a semelhança entre atitudes é maior do que a diferença entre linguagens”.
Durante as aulas do curso, o educador vai abordar assuntos como: a desconstrução de mitos que limitam a criatividade e impedem a inovação dentro do ambiente institucional; a estruturação do pensamento criativo como um processo sistemático que pode ser aplicado à solução de problemas no Judiciário; a importância da persistência, dedicação e experimentação contínuas para a construção de novas soluções; estratégias para estruturar o pensamento inovador dentro das limitações e demandas do setor público; métodos para lidar com cenários imprevisíveis, promovendo adaptabilidade e criatividade como ferramentas essenciais para a transformação da Justiça.
As atividades do curso seguem na tarde de hoje (9/4), na quinta-feira (10/4), pela manhã e tarde, e na sexta-feira (11/4), pela manhã. Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do evento, que pode ser acessada pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/kFyYx.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
O curso acontece entre os dias 9 e 11 de abril no TRF4 (Foto: ACS/TRF4)
As atividades acontecem no auditório da sede do TRF4 (Foto: ACS/TRF4)
A mesa de abertura do curso foi composta pela desembargadora Luciane Amaral Corrêa Münch, pelo desembargador Rogerio Favreto e pelo educador, pesquisador e palestrante Charles Watson (da esq. p/ dir.) (Foto: ACS/TRF4)
A capacitação é voltada para magistrados e servidores que atuam nos Laboratórios de Inovação da Justiça Federal da 4ª Região (Foto: ACS/TRF4)