A força e a representatividade feminina na Justiça Restaurativa ganharam destaque no 1º Encontro Nacional de Mulheres na Justiça Restaurativa, evento que foi realizado no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, na última semana, entre os dias 19 a 21 de março. O encontro reuniu especialistas e profissionais de todo o Brasil para debater o protagonismo das mulheres na construção e no fortalecimento da Justiça Restaurativa enquanto política institucional do Poder Judiciário.
Participaram do evento, como representantes da Justiça Restaurativa da 4ª Região, a juíza federal Cristina de Albuquerque Vieira, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Nujure/TRF4); a supervisora do Nujure Carla de Sampaio Grahl; a coordenadora do Centro de Justiça Restaurativa da Seção Judiciária do Paraná (Cejure/PR) Nice Wendling; as facilitadoras do Cejure/PR Fabiola Ratton Kummer e Karina Mara Bueno Gurski Florenzano; as facilitadoras do Cejure da Seção Judiciária de Santa Catarina (Cejure/SC) Bruna Esteves da Silva e Dianne Schaldach; e as facilitadoras do Cejure da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (Cejure/RS) Claudia Marlise da Silva Alberton e Queles Cristina Silva de Braz.
O encontro foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em parceria com os TJs do Maranhão, de Minas Gerais, do Acre e de Sergipe. O evento ainda teve o apoio e realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Marcado por palestras, rodas de conversa e oficinas, o encontro contou também com a apresentação de projetos e programas de Justiça Restaurativa das instituições, ocasião em que a servidora e facilitadora Claudia Alberton apresentou as iniciativas do “Círculos de Conversa” e do “Conversas Necessárias” da Justiça Federal da 4ª Região, que se destacam enquanto espaços restaurativos para o público interno da JF4R.
Durante os três dias de atividades, estiveram presentes representantes de todos os Estados da Federação, o que proporcionou um rico compartilhamento de experiências em práticas restaurativas, principalmente em processos judiciais, e promoveu reflexões que contribuirão positivamente para a construção de novas estratégias para o crescimento da Justiça Restaurativa na 4ª Região.
A Justiça Restaurativa na 4ª Região é disciplinada pela Resolução nº 87/2021 do TRF4 e possui atuação na gestão de pessoas, em processos administrativos e em processos judiciais (cíveis e judiciais). A Resolução pode ser acessada na íntegra pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/75atv.
Fonte: Nujure/TRF4
O 1º Encontro Nacional de Mulheres na Justiça Restaurativa aconteceu entre os dias 19 a 21 de março no auditório do CJF, em Brasília ()
O evento contou com mulheres representantes de vários Estados e proporcionou o compartilhamento de experiências em práticas restaurativas ()
A participação das integrantes do Nujure do TRF4 e dos Cejures do PR, de SC e do RS no encontro nacional vai contribuir para a construção de novas estratégias para crescimento da Justiça Restaurativa na 4ª Região ()