Os 25 anos de atuação da Justiça Federal em Bento Gonçalves (RS) foram celebrados nesta quarta-feira (17/12) em solenidade realizada no prédio-sede da instituição. O evento relembrou alguns momentos dessa história e homenageou magistrados, servidores e colaboradores que tiveram importante atuação nessas duas décadas e meia.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador João Batista Pinto Silveira; acompanhado pela diretora do Foro da Justiça Federal do RS (JFRS), juíza Ingrid Schroder Sliwka; pelo diretor do Foro da Subseção Judiciária de Bento Gonçalves, juiz Marcelo Roberto de Oliveira e pela participação do prefeito municipal de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Também estavam presentes o diretor do Foro da Justiça Federal de Santa Catarina, juiz Jairo Gilberto Schäfer; o diretor do Foro da Justiça Federal do Paraná, juiz José Antônio Savaris; o juiz auxiliar da Presidência do TRF4, juiz federal Murilo Brião da Silva; o juiz federal Marcelo Krás Broges, primeiro juiz federal a atuar em Bento Gonçalves; a delegada da ESA, advogada Miliane Girelli, representando a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil; e, representando as forças policiais, o delegado titular da 1ª delegacia de Polícia Civil de Bento Gonçalves, Ederson Bilhan, a delegada Raquel Machado Peixoto, chefe da DPPA de Bento Gonçalves, e os policiais rodoviários federais Gustavo Resende e Jardel Vettorato, entre outras autoridades, além dos servidores e colaboradores da Justiça Federal em Bento Gonçalves.
O diretor do Foro local pontuou, em sua fala, que, ao longo destes 25 anos, muita dedicação e empenho foram necessários para consolidar a imagem da instituição no cenário jurídico e social da serra gaúcha, como um excelente local de trabalho, e origem de importantes decisões judiciais. “Uma marca da Justiça Federal em Bento Gonçalves, sempre foi a tramitação célere, com processos muito bem analisados, em uma junção harmoniosa de tempo e qualidade, desempenho que só foi possível com o comprometimento absoluto de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados, de ontem e de hoje, nas atividades meio e fim”, afirmou.
Naquele momento, foram entregues placas de homenagem individual aos servidores e ao magistrado que estão em atuação desde a instalação da 1ª Vara Federal de Bento Gonçalves, em 2000.
A diretora do Foro da JFRS destacou a qualidade e celeridade do serviço prestado pelas duas varas federais e na unidade de conciliação em pleno funcionamento da Subseção de Bento Gonçalves. Sliwka observou a dedicação da equipe que planejou o evento, extraindo dela a certeza nos planos para a valorização da memória da instituição. “Há ânimo para, em conjunto com as instituições irmãs do sistema de justiça, da sociedade civil e das pessoas, fortalecer a atuação da JFRS e garantir uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva”. Ela por fim ressaltou o valor da equipe de terceirizados, “sem os quais não teríamos segurança, limpeza, e manutenção das nossas dependências”.
O prefeito homenageou a Justiça Federal, salientando que, nos 25 anos de serviço, a JFRS tem ajudado direta e indiretamente na estabilidade social e crescimento da região. Ele destacou a necessidade da ordem para a economia e a sociedade, ali estando o papel de todas as instituições do sistema de segurança e justiça. Ele parabenizou os magistrados e servidores e recordou que esta justa homenagem valoriza o passado e o presente, e “saberemos o que queremos para o nosso futuro”, concluiu.
Em seu pronunciamento, o presidente do TRF4 afirmou ser necessária a união entre as instituições para cumprir a função pública, uma vez que “todos nós somos servidores públicos e, como tais, devemos fazer de tudo para resolver os problemas que nossa sociedade enfrenta”, tendo como objetivo o bem social, para o cidadão, destinatário dos nossos serviços, viver melhor. Silveira ressaltou o trabalho incansável do judiciário federal em Bento Gonçalves ao longo de duas décadas e meia, para assegurar uma justiça imparcial e eficiente, para uma sociedade mais justa e igualitária. “Registro minha gratidão a todos magistrados, servidores e estagiários que já passaram por esta Subseção Judiciária, cujo compromisso é inspirador e demonstra o verdadeiro espírito do serviço público”, concluiu o presidente.
Para encerrar a solenidade, foi descerrada uma placa contendo os nomes de todos os magistrados, servidores, estagiários e colaboradores atualmente trabalhando na Subseção Judiciária de Bento Gonçalves.
Após a solenidade, foi realizada a visita à nova Sala da Memória, agora aberta para visitação no andar térreo da sede da Justiça Federal em Bento Gonçalves.
Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)

(JFRS | NUCOM)

(JFRS | NUCOM)

(JFRS | NUCOM)

(JFRS | NUCOM)

(JFRS | NUCOM)

(JFRS | NUCOM)

