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Cobrança humanizada é possível?

Você sabe qual o tamanho do seu passivo de crédito? Será que ele impacta negativamente no balanço financeiro da sua empresa? Como recuperá-lo sem afetar sua relação com o cliente? Para responder a essas perguntas e auxiliar empresas privadas de ensino fundamental, médio e superior a recuperar os seus créditos junto aos devedores é que nasceu a Reaver Cred, uma empresa com atendimento personalizado que tem como objetivo ser instrumento de estabilidade do fluxo de caixa de seus clientes.

Um dos diferenciais da companhia é a personalização dos serviços de acordo com as necessidades de cada setor empresarial, o que possibilita a recuperação dos valores inadimplidos em menor tempo. O setor educacional foi um dos que mais sofreu impacto financeiro no ano de 2020, devido ao crescimento vertiginoso de inadimplemento. A crise, gerada pela pandemia, afetou não só o presente, como o futuro das instituições de ensino, em geral. A exemplo disso, tem-se o inadimplemento contratual contínuo ou até mesmo a evasão escolar.

No entanto, as empresas do setor necessitam continuar a prestação do serviço com a mesma qualidade ofertada inicialmente. Um dilema quando se sabe que, para isso, precisam de um fluxo de caixa saudável.

O Semesp, entidade que representa as universidades privadas no país, mostrou em pesquisa sobre o cenário econômico das instituições de Ensino Superior privadas que a taxa de inadimplência no Brasil foi de 23,9% em maio de 2020, percentual 51,7% superior ao registrado no mesmo período de 2019. O percentual de inadimplência nas instituições de grande porte foi de 23,4%, enquanto nas instituições de pequeno ou médio porte ele fechou em 24,2%.

A advogada, professora universitária e fundadora da Reaver Cred, Edijane Ceobaniuc, que atua especificamente na recuperação de créditos de instituições de ensino, explica que essa realidade gerou grande instabilidade financeira, mas também expandiu a visão humanizada e genuína das instituições no trato dos seus inadimplentes. “O processo de (re)negociação precisa ser modulado de acordo com a individualidade das partes, ou seja, tanto da instituição credora quanto do devedor, seja ele aluno, egresso ou responsável financeiro. Nem sempre a mesma técnica empregada para cobrar um devedor será a mais adequada para outro. Não se pode robotizar ou engessar o sistema de cobrança, é preciso respeitar a particularidade que levou ao inadimplemento”, completa.

A especialista continua: “enxergamos na recuperação de crédito um meio de auxiliar a manutenção da saúde financeira das empresas. Para isso, conduzimos as cobranças para as melhores negociações”, explica. Edijane, que também atua na área do Direito Educacional, reforça que cada débito possui um histórico único de acordo com a situação de vida do inadimplente, o setor da empresa com o qual ele firmou o compromisso e as condições de pagamento. É por isso que a Reaver Cred adota estratégias personalizadas para cada caso e foca no resultado e no alto rendimento.

Muitas empresas não sabem como lidar com o inadimplemento e acabam por escolher recursos ineficazes, tais como empréstimos com elevadas taxas de juros, redução da margem de lucro, demissão de colaboradores, ou, até mesmo, a troca de matéria-prima e mão de obra existentes por uma de qualificação inferior. Tudo a fim de não entrar em conflito e nem desgastar – em um primeiro momento – a relação com o cliente. No entanto, essas atitudes podem comprometer não só a saúde financeira da instituição, mas também sua imagem perante um mercado cada vez mais competitivo. É preciso analisar e mapear os processos sem ignorar a quantidade de crédito não recebido, o que pode ser o bote salva-vidas de uma instituição”, finaliza Edijane.

Fonte:  Bem Paraná