Magistrados, servidores e estagiários da Justiça Federal de Santa Catarina se uniram em um mutirão de limpeza que removeu mais de 18 quilos de lixo da área de restinga da Ilha do Campeche, em Florianópolis.
A ação, realizada no dia 19 de agosto, fez parte da Semana da Pauta Verde e contou com a participação de cerca de 30 voluntários, incluindo o desembargador Altair Antônio Gregório, Coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) do TRF4. Também participaram do ato servidores da Floram e do Iphan, bem como associados da Acompeche e representantes do Instituto Ilha.
Partindo da Praia da Armação, o grupo teve o apoio de pescadores locais e a orientação dos monitores do Instituto Ilha, que, além de guiarem os voluntários na visita pelas trilhas, reforçaram a importância de levar de volta todo o lixo produzido durante a visita.
Entre os mais de 18 quilos de resíduos recolhidos, foram encontrados diversos itens, como latas, garrafas plásticas, embalagens de alimentos, papel higiênico e bitucas de cigarro. Um dos achados mais impressionantes foi uma lata de cerveja com data de validade do ano de 1992, um triste e marcante lembrete do longo tempo que alguns resíduos levam para se decompor na natureza.
A iniciativa reforça a mensagem principal da Semana da Pauta Verde: a necessidade de buscar soluções para os conflitos ambientais e de conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas responsáveis.
Recentemente decretada como Unidade de Conservação da categoria Monumento Natural Municipal, a Ilha do Campeche é reconhecida como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico, e sua beleza e integridade dependem diretamente do esforço coletivo e da responsabilidade de cada um de seus visitantes.
()
()
()