Na tarde desta terça-feira (22/4), foi inaugurado o retrato do desembargador federal João Batista Pinto Silveira na Galeria dos Diretores da Escola Judicial de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4). O desembargador Silveira, que atualmente é o vice-presidente da corte, dirigiu a Emagis durante o biênio 2021-2023. A solenidade aconteceu no Prédio Anexo do TRF4, em Porto Alegre.
A abertura da cerimônia foi realizada pelo presidente do tribunal, desembargador federal Fernando Quadros da Silva. O presidente destacou a importância da homenagem a Silveira como uma forma de reconhecimento da competência com a qual o desembargador conduziu os trabalhos da equipe da Emagis durante dois anos.
“A gestão de João Batista Pinto Silveira foi exemplar, trazendo muitos ganhos para o nosso tribunal, enriquecendo a formação de magistrados e de servidores, e promovendo uma profícua integração com outras diversas Escolas Judiciais”, declarou Quadros da Silva.
O atual diretor da Emagis, desembargador federal Rogerio Favreto, também falou na solenidade. Ele ressaltou que o desembargador Silveira “por onde passa deixa amigos e um legado de trabalhos muito marcantes, tocando a todos com o seu espírito agregador e conciliador”.
Favreto ainda lembrou que o homenageado, durante a sua gestão na Emagis, teve o desafio de conduzir o XVIII Concurso Público para Provimento de Cargo de Juíza Federal Substituta e de Juiz Federal Substituto da 4ª Região, sendo o presidente da Comissão Organizadora do certame.
“A aposição do retrato do desembargador Silveira é uma singela homenagem que a Escola proporciona a quem muito contribuiu para a formação inicial e para o aperfeiçoamento dos nossos magistrados”, disse Favreto.
Em seguida, o homenageado se manifestou e frisou que “ocupar a direção da Emagis foi uma função muito gratificante em minha carreira”. Além disso, Silveira fez questão de dividir a homenagem com os magistrados e os servidores que integram a Emagis, declarando que “não fazemos nada sozinhos, e a missão de dirigir a Escola, na realidade, se torna mais fácil e prazerosa quando temos ao nosso lado um grupo de colaboradores extremamente qualificado e dedicado”.
Durante a sua fala, o desembargador ainda apontou que a solenidade de inauguração da fotografia possui um significado importante e sólido, já que “nesta galeria, os retratos dos diretores da Emagis permanecerão no tempo, perpetuando o que cada um de nós fez de melhor em sua gestão”.
Após as falas, o desembargador Silveira fez o descerramento do retrato, sendo acompanhado pelo seu filho, Diego Torres Silveira, e pelo seu amigo de infância, delegado federal aposentado Fernando Christoph D’Andrea.
O evento foi acompanhado, tanto de forma presencial no Prédio Anexo do TRF4, como de maneira remota, por transmissão online pela plataforma Zoom, por magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região, por autoridades do Poder Judiciário, além de familiares, amigos e a equipe do gabinete do desembargador homenageado.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
Atual vice-presidente do TRF4, o desembargador federal João Batista Pinto Silveira dirigiu a Emagis durante o biênio 2021-2023 (Foto: Diego Beck/TRF4)
O presidente do TRF4, desembargador federal Fernando Quadros da Silva (esq.), fez a abertura da solenidade (Foto: Diego Beck/TRF4)
O desembargador Silveira dividiu a homenagem com a equipe que atuou durante a sua gestão na direção da Emagis (Foto: Diego Beck/TRF4)
O atual diretor da Emagis, desembargador federal Rogerio Favreto, destacou a personalidade agregadora e conciliadora do homenageado (Foto: Diego Beck/TRF4)
O desembargador Silveira descerrou o retrato acompanhado do filho, Diego Torres Silveira, e do amigo, delegado federal aposentado Fernando Christoph D’Andrea (Foto: Diego Beck/TRF4)
A Galeria dos Diretores da Emagis fica localizada no Prédio Anexo do TRF4, em Porto Alegre (Foto: Diego Beck/TRF4)