O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, reafirmou nessa sexta-feira (26) que a corte está comprometida com a implementação de políticas públicas de igualdade racial no sistema de Justiça, em sintonia com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A declaração foi feita em discurso proferido no Encontro Nacional das Comissões de Igualdade Racial da OAB, evento alusivo ao mês da consciência negra.
“Devemos prosseguir com coragem na construção de uma política antirracista no Poder Judiciário”, afirmou o presidente do STJ.
Por videoconferência, o presidente do STJ afirmou que a sociedade brasileira tem um dever histórico de reparação do racismo estrutural no país: “Nossos avanços têm sido lentos, mas firmes. Devemos prosseguir com coragem e transparência na construção de uma política pública antirracista no âmbito do Poder Judiciário nacional”.
O ministro também destacou as recentes iniciativas do Tribunal da Cidadania na promoção da igualdade racial, a exemplo da instalação de uma comissão permanente sobre o tema no âmbito da corte.